Crimes de ódio, tentativa homicídio e roubo imputados aos 20 detidos pela PJ

Erstveröffentlicht: 
08.11.2016

Discriminação racial, religiosa e sexual, homicídio qualificado, ofensa à integridade física graves, roubo e dano são os crimes imputados aos 20 "hammerskins" hoje detidos pela PJ, segundo o Ministério Público (MP).

 

A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL) refere que os suspeitos pertencem "aos sinkheads neonazis liderados pela hammerskin nation, o mais violento e organizado grupo de extrema-direita, formado em Dallas, em 1988".

 

Esta organização, que se expandiu pelos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, tem o propósito de fomentarem ações violentas contra pessoas de raça negra, indianos, de orientação sexual diferente da deles e refugiados, usando as redes sociais da internet para o incitamento ao ódio, discriminação racial, perseguição e violência física,

 

Os membros desta organização perfilham a ideologia nazi e exaltam a superioridade da raça branca, pretendendo em Portugal expulsar ou impedir a entrada no país de todas as minorias étnicas, acrescenta a PGDL.

 

Segundo o MP, os suspeitos, entre 03 de novembro de 2013 e 20 de setembro de 2015, terão agredido vários pessoas e tentado causar a morte de uma outra, bem como roubado com violência e danificado bens das vítimas.

 

A PGDL indica ainda que foram emitidos mandados de busca e detenção visando 17 suspeitos e 35 residências, designadamente em Braga, Lisboa e Albufeira.